Drageamento e secagem de alimentos: como terceirizar esses serviços
Já ouviu falar na terceirização dos serviços de drageamento e secagem de alimentos? Empresas de pequeno e médio portes nem sempre têm espaço físico ou equipamentos adequados para realizar todos os processos de produção internamente para colocar seus produtos no mercado.
Pensando nisso, a Blue Macaw Flora ampliou seus serviços de terceirização, que já incluía o envase de alimentos, e passa a oferecer também os processos de drageamento e secagem de diversos alimentos dentro de sua estrutura fabril, localizada na região do ABC, na Grande São Paulo.
“Temos uma estrutura devidamente higienizada e segura para que empresas do segmento de alimentos possam realizar diferentes processos com alta qualidade. O serviço de envase vem dando muito certo e, agora, disponibilizamos outra parte do nosso maquinário para a realização de drageamento e secagem de alimentos”, explica Ana Tovazi, sócia-diretora da Blue Macaw Flora.
Drageamento e secagem de alimentos: como funcionam estes serviços?
O drageamento é um procedimento que reveste os grãos com diferentes texturas doces e salgadas. Em uma estrutura com umidade e temperatura altamente controlada, o produto pode receber sucessivas camadas de cores, sabores e aromas, tudo depende da espessura a ser atingida.
Já o processo de secagem de alimentos, também conhecido como dessecação ou desidratação de alimentos, consiste em retirar a água dos alimentos sem comprometer a riqueza dos nutrientes.
As frutas são higienizadas, fatiadas e colocadas em grelhas localizadas em máquinas com temperatura e umidade controladas para que a retirada da água seja realizada de maneira segura e de acordo com os normas vigentes.
Os nibs de fruta da Blue Macaw Flora são bons exemplos de produtos que passam por secagem e drageamento. O produto é feito a partir de pedacinhos de maçã desidratada cobertos com camadas crocantes de fruta nos sabores açaí, chocolate, maracujá, banana, limão, ameixa e cupuaçu.
Drageamento de snacks
Entre as empresas que utilizam a infraestrutura da Blue Macaw Flora para realizar alguns de seus processos produtivos está a Qpod. Localizada em Campinas, interior de São Paulo, a Qpod desenvolve snacks saudáveis adotando o processo de liofilização, o mesmo procedimento de desidratação utilizada na comida consumida pelos astronautas.
A Blue Macaw entrou no processo para realizar o processo de drageamento de duas linhas de snacks da QPod: açaí e abacaxi. O primeiro, batizado de Amazon Bites, é composto por banana liofilizada, drageada com whey e açaí. E o de abacaxi, chamado de Tropical Bites, traz abacaxi liofilizado, drageado com whey e leite de coco.
“A equipe da Blue Macaw Flora não mediu esforços para fazer o projeto dar certo. A parceria foi muito importante para nós e os profissionais foram muito receptivos e acolhedores. Super recomendo”, declara Marta Moraes, sócia-fundadora da Qpod.
E adianta: “Em breve, teremos novos lançamentos feitos a partir da parceria com a Blue Macaw Flora”.
Ana Tovazi comemora: “Estamos alinhando o desenvolvimento de novos produtos, de forma que a QPod e a Blue Macaw Flora possam ser parceiras em novos projetos de sucesso!”
Venha ser parceiro da Blue Macaw Flora!
Atuando no mercado de produtos naturais desde 2007, a Blue Macaw Flora está localizada no município de Mauá, região metropolitana de São Paulo.
A empresa conta com uma ampla área descontaminada, possui todas as licenças e padrões de qualidade exigidas para atuação na área e opera com segurança alimentar, rastreabilidade e controle de alergênicos e/ou contaminações cruzadas.
Todos os serviços internos da Blue Macaw Flora e os de envase de alimentos, drageamento e secagem de alimentos são realizados e devidamente acompanhados por uma equipe treinada e experiente.
Se você está em busca de parcerias para realizar os processos de produção de seus alimentos, conheça a estrutura da Blue Macaw Flora.
Estamos à disposição pelo telefone 11 2503-5356 ou pelo email: contato@bluemacawflora.com.
Cadastre-se e receba novidades e lançamentos
Assine a nossa newsletter.