Como atrair consumidores que buscam alimentos sem glúten?
O desejo de tornar a alimentação mais natural, saudável e rica em nutrientes tem feito milhares de brasileiros consumirem alimentos sem glúten.
Proteína encontrada na aveia, na farinha de trigo, no malte e na cevada, o glúten integra pães, bolos, bolachas, cervejas e outras massas que consumimos no dia a dia. No pão, por exemplo, essa substância ajuda a deixar a massa mais elástica e fazê-la crescer.
Assim como tudo o que ingerimos, o glúten precisa ser consumido de maneira dosada. Por estar presente em produtos calóricos e energéticos, pode se transformar em gordura e levar ao aumento de peso e a doenças cardiovasculares.
Pessoas com diagnóstico de doença celíaca (intolerância a glúten) precisam obrigatoriamente incluir alimentos sem glúten na dieta. Esse problema compromete a absorção de nutrientes pelo intestino delgado, levado a inchaços, diarreias intensas, anemias, problemas no desenvolvimento (no caso de crianças) e perda de peso por falta de absorção correta de vitaminas e minerais pelo intestino.
A Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra) estima que existam mais de dois milhões de celíacos somente aqui no país.
O crescimento da busca por alimentos sem glúten
Mesmo quem não apresenta intolerância está aderindo à dieta sem glúten, trocando a farinha de trigo pela de coco, de amêndoa ou quinoa, e inserindo outros alimentos na rotina, como tapioca e mandioca.
Com uma dieta sem glúten, as chances de perda de peso são maiores, uma vez há uma redução intensa no consumo diário de carboidratos.
Seja para melhorar a alimentação ou por motivos de alergia, os alimentos sem glúten estão atraindo cada vez mais adeptos, fazendo com que um número maior de marcas volte seus esforços – e produtos – para atender a esta demanda.
De acordo com dados do Euromonitor, os produtos sem glúten têm previsão de crescimento de 35% a 40% até 2022, a maior estimativa se comparada com outros produtos saudáveis.
Os alimentos sem glúten também foram tema do estudo Estilos de Vida 2019, da Nielsen. Pelos resultados, estes itens contribuem em mais de 75% para o crescimento do segmento de alimentos saudáveis. Além disso, 27% dos entrevistados disseram que estão reduzindo o consumo de alimentos com este componente.
Qual o papel da Blue Macaw Flora no mercado de produtos sem glúten?
Desde 2007, a Blue Macaw Flora desenvolve produtos OGM Free, ou seja, livres de qualquer tipo de ingrediente artificial.
Um dos itens do portfólio é o Frootiva, um snack 100% natural feito de nibs de maçã desidratada cobertos com pó de fruta nos sabores açaí, cupuaçu, maracujá, banana, limão e ameixa.
A linha é totalmente sem glúten e está disponível nas versões tradicional com açúcar orgânico ou sem adição de açúcar. Também há edições especiais com chia, chocolate 55% cacau ou canela.
Além de não conter glúten, o snack é zero gordura trans e lactose, e ainda contém baixíssimo teor de sódio.
Os nibs de fruta são uma ótima opção de produto para indústrias de alimento que querem apostar nessa onda mais saudável e natural. O produto pode ser comercializado no modelo de marca própria. Além do Brasil, marcas na Suíça, Alemanha, França e Canadá já incluíram os nibs de fruta desidratada no portfólio para conquistar os consumidores que desejam ter uma alimentação livre de ingredientes artificiais.
Outros produtos sem glúten
A Blue Macaw Flora já nasceu com a missão de difundir os benefícios da alimentação saudável, sem glúten, lactose e compostos artificiais, pois já vinha acompanhando há algum tempo as mudanças de comportamento dos brasileiros e os números que tratavam do consumo de produtos saudáveis.
Esta demanda mais frequente por produtos naturais leva as empresas a repensarem seus processos de produção, desenvolvendo linhas sem glúten e evitando a inclusão de outros ingredientes que comprometam a satisfação dos clientes.
Pensando nisso, a Blue Macaw Flora incluiu em seu portfólio outros insumos, como a fruta em pó e o extrato seco, que podem entrar no processo de produção das empresas que pretendem tornar suas linhas de alimentos mais naturais, inserindo na formulação ingredientes livres de qualquer composto artificial.
Desta forma, as indústrias de alimentos e bebidas podem iniciar a produção de pães, snacks, cookies, granolas, pães, sobremesas, energéticos, sucos, chás, entre outros itens, totalmente naturais, sem adição de açúcar, glúten, corantes e aromas artificiais.
Se a sua empresa precisa de insumos e de consultoria para desenvolver produtos naturais, entre em contato com a Blue Macaw Flora pelo telefone 11 2503-5356 ou pelo email: contato@bluemacawflora.com. Teremos grande prazer em atender você.
Cadastre-se e receba novidades e lançamentos
Assine a nossa newsletter.