Polpas de Fruta Desidratada

A Blue Macaw Flora produz e comercializa polpas de fruta desidratada para que seus clientes possam contar com toda a riqueza da flora brasileira e seus benefícios, usando-as como insumo para indústria nas mais variadas aplicações.

As polpas de frutas desidratadas, também chamadas de pós de frutas, são submetidas a um processo de seleção criteriosa e, depois, transformadas através da tecnologia de atomização (spray drying) em pós.

Spray Drying ou processo de atomização é uma técnica que transforma soluções líquidas em pó seco. A técnica de secagem por aspersão (spray drying) tem sido amplamente aplicada na obtenção de extratos secos com melhores características tecnológicas e maior concentração de constituintes com atividade biológica. Isso acontece através da atomização da solução fluídica, numa câmara de secagem, em que as gotículas passam através de um fluxo de ar quente. A transferência de calor e massa durante a secagem ocorre muito rapidamente entre os filmes de ar e vapor que ficam em torno de cada gota sob a temperatura de saturação. Esta técnica, por conseguinte, é adequada para os produtos sensíveis ao calor, preservando suas características essenciais.

Este tipo de processo de secagem é amplamente utilizado na indústria alimentícia, comum na produção de leite em pó, café instantâneo e sucos em pó, também muito utilizada na produção de cápsulas de componentes ativos na indústria farmacêutica e fitoterápicos. O spray drying é ideal para casos em que o produto final deve respeitar um alto padrão de qualidade específico e reprodutível em relação ao tamanho e morfologia de partículas, percentual de umidade residual, densidade, dentre outros parâmetros.

Nesta técnica de secagem, a maltodextrina é utilizada como agente carreador, e o resultado do processo é um pó fino e higroscópico, padronizado no conteúdo de sólidos.

Estes pós, de ampla aplicação, mantêm as características da fruta, como cor, aroma, sabor e, ainda, preservam as propriedades nutricionais, como teor de vitaminas e fibras. Além disso, permanecem naturais, sem adição de conservantes, aromatizantes ou corantes artificiais.

O uso das polpas de frutas desidratadas é plural, podendo ser utilizado na indústria de alimentos e bebidas como base para sucos, refrigerantes, energéticos, suplementos alimentares e afins, como também na indústria farmacológica e cosmética, podendo vir a substituir muitos dos ingredientes artificiais comumente utilizados.

Contato