Extrato Seco

A Blue Macaw Flora comercializa diversos tipos de extrato seco provenientes de plantas e frutas da flora brasileira.

O extrato seco, também chamado de extrato em pó, é obtido a partir de processos padronizados de extração, de acordo com os padrões exigidos pela Farmacopeia Brasileira, através do processo de atomização (spray drying).

Spray Drying, ou processo de atomização, é uma técnica que transforma soluções líquidas em pó seco. A técnica de secagem por aspersão tem sido amplamente aplicada na obtenção de extratos secos com melhores características tecnológicas e maior concentração de constituintes com atividade biológica. Isso acontece através da atomização da solução fluídica, numa câmara de secagem, em que as gotículas passam através de um fluxo de ar quente. A transferência de calor e massa durante a secagem ocorre muito rapidamente entre os filmes de ar e vapor que ficam em torno de cada gota sob a temperatura de saturação. Esta técnica é adequada para os produtos sensíveis ao calor, preservando suas características essenciais.

Este tipo de processo de secagem é amplamente utilizado na indústria alimentícia, comum na produção de leite em pó, café instantâneo e sucos em pó, e também muito utilizada na produção de cápsulas de componentes ativos na indústria farmacêutica e fitoterápicos. O spray drying é ideal para casos em que o produto final deve respeitar um alto padrão de qualidade específico e reprodutível em relação ao tamanho e morfologia de partículas, percentual de umidade residual, densidade, dentre outros parâmetros.

Essa técnica permite a retirada da água, mantendo a qualidade do resíduo seco e assegurando maior durabilidade do produto.

Outra vantagem em usar o spray drying é que o processo não só preserva os valores nutricionais dos produtos obtidos como os potencializam, tornando-os ideais para as indústrias de alimentos e bebidas, farmacêutica e/ou cosmética, dentre outras.

O extrato seco comercializado pela Blue Macaw Flora é proveniente de matérias-primas obtidas de fornecedores homologados e obedece a um rigoroso processo de padronização, que garante rastreabilidade e boas práticas ambientais. Além disso, os produtos são fornecidos com certificado de análise (que inclui análises físico-químicas, dosagens de marcadores e análises microbiológicas). Assim, o extrato seco cumpre todas as especificações e a legislação de segurança alimentar vigentes. Também podemos atender a determinações de outros contaminantes, tais como pesticidas, metais pesados e aflatoxinas.

A Blue Macaw Flora ainda disponibiliza o extrato seco em diferentes padrões de concentração de princípios ativos, de acordo com as necessidades do cliente.

Contato