Acerola (Malpighia Glabra L.)

Conhecida pela grande quantidade de vitamina C em sua composição, a acerola é muito popular no Brasil, o maior produtor e exportador do mundo, e bastante difundida em nossa mesa e indústria. Consumida in natura, a fruta também é matéria-prima para a indústria de alimentos e bebidas, farmacológica e de cosméticos.

Além da vitamina C, que chega a ser 80 vezes maior que a quantidade encontrada na laranja, também se encontra na composição da acerola vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo e ferro, o que faz dela uma grande parceira da nossa saúde. Entre os benefícios estão a prevenção de doenças como gripes, fraqueza muscular e infecções, auxiliando diretamente no fortalecimento do sistema imunológico e na respiração celular. Por causa da quantidade de vitamina C presente, a acerola torna-se importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue e ainda é eficaz contra doenças infecciosas.

A Blue Macaw Flora comercializa a polpa da acerola desidratada ou o pó de acerola, feito a partir de seleção criteriosa dos frutos, submetidos ao processo de spray drying ou atomização.

Spray Drying ou processo de atomização é uma técnica que transforma soluções líquidas em pó seco. A técnica de secagem por aspersão (spray drying) tem sido amplamente aplicada na obtenção de extratos secos com melhores características tecnológicas e maior concentração de constituintes com atividade biológica. Isso acontece através da atomização da solução fluídica, numa câmara de secagem, em que as gotículas passam através de um fluxo de ar quente. A transferência de calor e massa durante a secagem ocorre muito rapidamente entre os filmes de ar e vapor que ficam em torno de cada gota sob a temperatura de saturação. Esta técnica, por conseguinte, é adequada para os produtos sensíveis ao calor, preservando suas características essenciais.

Este tipo de processo de secagem é amplamente utilizado na indústria alimentícia, comum na produção de leite em pó, café instantâneo e sucos em pó, também muito utilizada na produção de cápsulas de componentes ativos na indústria farmacêutica e fitoterápicos. O spray drying é ideal para casos em que o produto final deve respeitar um alto padrão de qualidade específico e reprodutível em relação ao tamanho e morfologia de partículas, percentual de umidade residual, densidade, dentre outros parâmetros.

Este processo preserva as características e propriedades nutricionais da fruta, bem como sua cor, aroma e sabor.

Para mais informações sobre o produto e para solicitar orçamentos, entre em contato conosco.

  • extrato-seco
  • Acerola-extrato-seco
Contato